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terça-feira, 19 de novembro de 2013

DICAS DE COMO FAZER REFERÊNCIAS EM TRABALHOS ACADÊMICOS.

DICAS DE COMO FAZER REFERÊNCIAS
Adaptado de:
ALEXANDRE, Sylvio; MATIAS, Antonio (2005)
Pode-se, definir referências como um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de fontes de pesquisas, ou seja, um documento, que permite uma identificação indi-vidual (NBR 6023: 2002).
As referências devem ser descritas no final do trabalho, em ordem alfabética, alinhas somente à margem esquerda e de forma que se identifique de forma clara e individualmente cada documento.
Somente devem ser incluídos nas referências os livros, artigos, textos disponíveis na internet – que tenham sido consultados e citados no texto do seu Projeto de Pesquisa, ou seja, nas seções, tais como: Contextualização, Metodologia, Referencial Teórico.
Veja a seguir alguns exemplos:
Livro (Autor - pessoa física)
A ordem dos elementos é: último nome em caixa-alta, prenome; título da publicação em caixa-baixa e em itálico, negrito ou grifo (utilizar o mesmo padrão em todo documento); nú-mero da edição; local da publicação; e ano da publicação. Se necessário acrescentar quantida-de de páginas; e ISBN.
a) Publicação com 1 autor:
LEITE, Paulo Roberto. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. São Paulo: Person Prentice Hall, 2009.
MINADEO, Roberto. Marketing internacional: conceitos e casos. Rio de Janeiro:
Thex, 2001.
b) Publicação com 2 autores:
ALEXANDRE, Sylvio; MATIAS, Antonio. Monografia do projeto à execução. Rio de Janeiro: Editora Rio, 2005
c) Publicação com 3 autores:
BALDWIN, Timothy T.; BOMMER, William H.; RUBIN, Robert S. Desenvolvimento de habilidades gerenciais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
d) Publicação com mais de 3 autores:
QUINN, Robert E et al. Competências gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
e) Responsabilidade intelectual destacada (coordenador ou organizador)
PINTO, Diana Couto; LEAL, Maria Cristina; PIMENTEL, Marília A. Lima (Coord.). Traje-tórias de liberais e radicais pela educação pública. São Paulo: Loyola, 2000.
VOGEL, Arno (Org.). Trabalhando com a diversidade no Planfor: raça/cor, gênero e pes-soas portadoras de necessidades especiais. São Paulo: UNESP, 2001.
f) Sobrenomes que indicam parentesco:
ASSAF NETO, Alexandre. Matemática financeira e suas aplicações. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
g) Sobrenomes ligados por hífen:
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo:
Pioneira, 2001.
Livro (Autor - entidade)
a) Pessoa jurídica
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DAS ALFANDEGAS. Glossário de termos aduaneiros
internacionais. Tradução Oswaldo da Costa e Silva. Brasília, DF: LGE, 1998.
BRASIL. Presidência da República. Comunidade solidária: três anos de trabalho.
Brasília, DF: Imprensa Nacional, 1998.
b) Dicionário:
SIDOU, J. M. Dicionário jurídico 4 ED. Ver., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Forense Univer-sitária, 1998.
Trabalhos acadêmicos, dissertações e teses
AMARAL NETO, Francisco dos Santos. Da irretroatividade da condição no di-reito civil brasileiro. 1981. 383 f. Tese (Doutorado em Direito)- Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1981.
NOGUEIRA, Angela Guiomar. Competências gerenciais: o caso Telerj. 1998.
122 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Universidade Estácio de Sá,
Rio de Janeiro, 1998.
SERDEIRA, Carlos. Análise de empréstimos: aplicação da teoria de carteiras. 1997. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)- Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 1997.
Eventos no todo
SIMPÓSIO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE, 1., 1996, Fortaleza. Gestão e participação. Fortaleza: ANPAE, 1996.
REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊN-CIA, 46., 1994, Vitoria. Anais... Vitória: UFES, 1994.
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 1997, Belo Horizonte. Educação, demo-cracia e qualidade social: consolidando um plano nacional de educação. Belo Horizonte: APUBH, 1997.
Trabalhos apresentados em eventos
QUINTELLA, Heitor M.; SOUZA, Levi P. Cultura de negócios: nova perspectiva dos estudos sobre o comportamento organizacional, estudo de caso em duas emissoras de TV educativa. In: ENCONTRO DA ANPAD, 25., 2001, Campinas. Resumo dos trabalhos. Campinas: [s.n.], 2001.
Obras sem autoria
EDUCAÇÃO formal: entre o comunitarismo e o universalismo. Rio de Janeiro: Tempo Brasi-leiro, 1996.
Documentos jurídicos
BRASIL. Medida provisória n.º 2.052, de 26 de outubro de 2000. Dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado, a reparti-ção de benefícios e o acesso à tecnologia e a transferência de tecnologia para sua conservação e utilização, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 out. 2000. Seção 1-E, p. 87.
Publicações periódicas (revistas e jornais)
ALMEIDA, Eros Ramos de Portugueses são estrelas de evento esvaziado. O Glo-
bo, Rio de Janeiro, 27 set. 2001. Segundo Caderno, p. 2.
PANZUTTI, Nilce. Impureza e perigo para povos de floresta. Ambiente e socieda-
de, Campinas, ano. 2, n. 5, p. 69-77, jul./dez. 1999.
Entrevistas
POSSI, Zizi. Movida a paixão. São Paulo, 2001. Entrevista concedida a Lucy Dias em 10 set. 2001.
Palestras
LEONARDOS, Ana Cristina. Educação e novas tecnologias. 2001. Palestra reali-
zada na Universidade Estácio de Sá em 28 ago. 2001.
Anotações de aula
SILVA, José. Mecânica básica. 2001. 45 f. Notas de aula.
Trabalhos de alunos
COUTINHO, Vanessa Monteiro. História da 10º Conferência Nacional de Saúde. 2001. Trabalho de aluno.
Imagens em Movimento
a) Fitas de vídeo:
VACAS sagradas dão os melhores bifes. Belo Horizonte: Sete, [199-]. 2 fitas de
vídeo, (ca 108 min), VHS, son., color.
DE um show: transforme seu business em um show. Palestrante Luiz Marins. Rio
de Janeiro: COMMIT, 2001. 1 fita de vídeo (32 min.), VHS, son., color.
b) Filme:
STAR Wars I: a ameaça fantasma. Direção e roteiro: George Lucas. Produção:Rick McCallum. Intérpretes: Liam Neeson; Ewan Mcgregor; Natalie Portman; Jake LLoyd: Ian McDiarmid e outros. Manaus: VIDEOLAR 2000. 1 fita de vídeo (133 min), VHS, son., color.
c) CD-ROM:
ANA Carolina. [Rio de Janeiro]: BMG, c2001. 1 CD (53 min).
Documentos eletrônicos (via Internet):
a) Artigo de periódico com autoria:
ARRUDA, Maria Cecília Coutinho; NAVRAN, Frank Indicadores de Clima Ético nas Em-presas. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 3, jul./set. 2000. Dis-ponível em: . Acesso em: 28 set. 2001.
b) Artigo de periódico sem autoria:
LÍDERES do PT discutem em SP propostas do partido para 2002. JB Online, Rio de Janeiro, 28 set. 2001. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2001.
c) Trabalho apresentado em eventos:
MARQUES JÚNIOR, Alaôr Messias.; PIMENTA, Ana Lúcia Neves. A informação jurídica como instrumento para o exercício da cidadania. In: CONGRESSO BRASILEITO DE BI-BLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 19., 2000, Porto Alegre. Anais eletrônico... Porto Alegre: PUC-RS, 2000. Temário Livre. Disponível em:. Acesso em: 28 set. 2000.
d) Trabalho acadêmico
ALVES, Maria Leila. O papel equalizador do regime de colaboração estado-município na política de alfabetização. 1990. 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universida-de de Campinas, Campinas, 1990. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2001.
d) Lista de discussão
BIBIAMIGOS Discussion List. Lista de Discussão sobre Biblioteconomia e Ciência da In-formação. Bibi Amigos no Brasil. Disponível em:< bibamigos@egroups.com >. Acesso em: 21 ago. 2001.
8. DICAS DE COMO FAZER CITAÇÃO
Fonte:: FERREIRA, Carlos Alberto et al. (2004)
Citação é a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte.
Citações diretas, literais ou textuais
Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.
 Transcrição do texto de até 3 linhas, deve conter aspas duplas.
Exemplo:
Antes de fechar a sua charada literária, Graça Aranha (1995, p. 137) acusa recebimento do livro de contos Páginas recolhidas, em que destaca, entre ou-tros textos, “essa cousa rara, delicada que é ‘ Missa do galo’, com aquela per-feição de dizer, de insinuar de que só você entre nós tem o segredo e a distinção”.
 Transcrição no texto com mais de três linhas, deve estar em parágrafo indepen-dente, com recuo de 4 cm da borda esquerda, digitados em espaço 1 e com letra menor que a do texto e sem aspas.
Exemplos:
Neste particular Bialoskorski Neto (1997, p.516) registrou que:
Pode-se expressar a importância do cooperativismo na agricultura brasileira através da participação das cooperativas no cenário produ-tivo nacional, em que grande parte da produção de soja, milho, leite, suínos, entre outros, é feita por cooperativas.
Para ele, os professores que adotam um procedimento diferenciado
chocam-se com obstáculos materiais e institucionais: a sobrecarga de programas, a divisão em graus, o efetivo das turmas e a concep-ção dos meios de ensino e das didáticas, que quase não privilegiam a diferenciação (PERRENOUD, 2000, p. 16).
Citações indiretas ou livres
Transcrição livre do texto do autor consultado. Não é necessário o uso das aspas. Nas citações indiretas a indicação das páginas consultadas é opcional.
Exemplos:
Nascimento (1996) fala da responsabilidade do profissional da informação, da importância dele estar habilitado para o acesso da informação em qualquer suporte.
Recentemente, cientistas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos estão estudando o mecanismo óptico das abelhas para produzir um novo tipo de arma para as Forças Armadas (GODOY, 2000).
Citações de citações
Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao ori-ginal.
Exemplo:
Segundo Berlinger (1975 apud BOTAZZO; FREITAS, 1998) no que diz respei-to ao ensino da área de saúde, as propostas de reformulação de Abraham Flexner em 1910 e Bertran Dawson em 1920 influenciaram diversas partes do mundo.
Exemplo:
“[...] quase todos os sistemas exigem um grande volume de trabalho de en-trada, ao invés de transferi-lo para a etapa de saída. [...] (FOSKETT, 1973, p.15, grifo nosso)
Grifo Próprio
Com a função de enfatizar partes/trechos da citação. Deve-se indicar com a expressão “grifo nosso” entre parênteses, logo após a citação.
9. OBSERVAÇÃO: CITAÇÃO DE CITAÇÃO Citação de citação é a citação direta ou indireta de um trecho de uma obra (do qual não se teve acesso direto), por meio de uma segunda fonte. É a chamada citação de se-gunda mão. Isso ocorre, quando o acesso a determinados livros, principalmente os anti-gos, se torna difícil; ou, então, no caso de obras publicadas em idioma fora do domínio do autor da pesquisa. Ao realizar esse tipo de citação, deve-se levar em conta a credibilidade das afirma-ções feitas pela fonte secundária em relação à citação original, ou a obra citada; pois esse tipo de citação compromete a credibilidade do trabalho. Portanto, só a utilize quan-do o acesso à obra original for impossível. 1. Citação de Citação Direta Esse tipo de citação obedece à seguinte ordem: Sobrenome do autor(es) original(is), em letras maiúsculas e minúsculas, seguidos (entre parêntesis) da data de publicação. O termo apud (latim = citado) ou o equivalente em português "citado por". O sobrenome do(s) autor(es) (em maiúsculo) da fonte pes-quisada, a data e a página. Veja os exemplos: Segundo Enok (1990, p.3 apud (ou citado por) MENEZES, 2001, p. 33): "A dimensão biográfi-ca do romance, não se esgota nos conflitos psicológicos". Nesse caso, não foi possível o acesso ao livro de Enok, mas foio possível encontrar re-ferências a suas ideias no livro de Menezes, ao qual se teve acesso. Se na fonte consul-tada não constarem o ano e a página da obra original, pode-se ignorar esses elementos: Segundo Enok (1990, apud MENEZES, 2001, p. 33): "A dimensão biográfica do romance, não se esgota nos conflitos psicológicos."
Lá na Referência ou em Nota de Rodapé: ____________________________________ ENOK, Holsegaard. O Romance, 1990. In: MENEZES, Caio de. A Estrutura do Romance. São Paulo: Ed. Letras, 2001. p.33. 2. Citação de Citação Indireta Quando a afirmação de um autor que cita outro autor é, por você, feita livremente, sem a necessidade de citação literal, ocorre a citação de citação indireta: [...], segundo Moles (1960, apud EICO, 1971, p. 59), Kitsch é uma arte típica da classe mé-dia, que acumula estilo sobre estilo; além disso, agigantando-se, frente à exacerbação das carências sociais. Lá na Referência ou em Nota de Rodapé: ____________________________________ BENTLEY, Eric. Kitsch, 1960. In: EICO, Fernando. A História da Arte. São Paulo: Ed. Letras, 1971, p. 59.