Quadros e Painéis para a sua decoração

http://quadropainel.com

Superfofo Pufes e enchimentos

Superfofo Pufes e enchimentos
Clique na logo e visite o site

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A industrialização Tardia do Brasil ( Economia Brasileira)

A industrialização tardia do Brasil se deu pelas não menos tardias independência do Brasil , abolição da escravatura e proclamação da república do Brasil.  Os prolongados períodos colonial e imperial brasileiro, caracterizados por uma economia baseada na monocultura voltada para a exportação, principalmente de café, produto de fácil estocagem e colocação no mercado internacional(comodities), consolidou uma estrutura social na qual os grandes proprietários de fazendas e produtores de café detinham muito poder político, tendo influência direta nas decisões governamentais. Na base da pirâmide estava a mão de obra escrava, destituída de direitos sociais e os demais atores sociais que detinham o conhecimento e sabiam da perversidade que significava o engessamento da economia de todo o país em detrimento do próprio desenvolvimento e em prol apenas dos mesmos poucos detentores do capital e portanto do poder, estavam comprometidos com o sistema por serem beneficiários diretos do mesmo, eram eles os filhos dos grandes fazendeiros que foram estudar no exterior e tiveram contato com os países europeus que na época estavam em plena industrialização.

3 comentários:

  1. to precisando de ajuda com urgencia alguem me ajuda
    a pergunta é :
    'quais as consequencias da industrialização tardia no brasil para a nossa sociedade?'
    socorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A consequecia é o que vemos hoje, um país em fase de crescimento em relação a industria. Nao "evoluimos" junto dos países desenvolvidos por causa da tardia independência brasileira. Com isso os países de primeiro mundo estão mais avançados do que nós. Estamos melhorando, mas podiamos estar bem mais adiantado nesse "projeto"...

      Excluir
    2. Sim, concordo. A verdade é que o Brasil está engatinhando, se comparado as outros países desenvolvidos. Essas conseqüências são muito desfavoráveis para o Brasil. Culpa do longo período colonial.

      Excluir