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domingo, 15 de março de 2009

Cronograma de TGA.

DISCIPLINA: ADM0459 – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II
cURSO: 2 - ADMINISTRAÇÃO
CURRÍCULO: 106
HABILITAÇÃO: 0 - BACHARELADO
PERÍODO: 2º Carga HORÁRIA: 60h/a

EMENTA:
Abordagem Comportamentalista. O modelo Burocrático. Abordagem Estruturalista. Teoria Sistêmica. Abordagens e Tópicos contemporâneos do pensamento administrativo.

OBJETIVOS:
· Identificar as principais abordagens do pensamento administrativo contemporâneo.
· Relacionar suas bases teóricas, propostas de aplicação e críticas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Unidade 1 – A Abordagem Comportamentalista
1.1. Origens
1.2. Principais autores
1.3. Idéias centrais e instrumentos de ação
1.4. A abordagem comportamentalista e as organizações
1.5. Críticas
Unidade 2 – O Modelo Burocrático
2.1 - O modelo ideal de Max Weber
2.2 - As disfunções da burocracia segundo Merton
2.3 - A contribuição de Selznck e Gouldner
2.4 - Instrumentos de ação
2.5 - Críticas
Unidade 3 – A Abordagem Estruturalista
3.1 - Origens
3.2 - Principais autores
3.3 - Idéias centrais e instrumentos de ação
3.4 - A abordagem estruturalista e as organizações
3.5 – Críticas

Unidade 4 – Teoria Sistêmica
4.1. Origens
4.2. Principais autores
4.3. Idéias centrais e instrumentos de ação
4.4. A escola e a organização
4.5. Críticas
Unidade 5 – O desenvolvimento organizacional
5.1. Origens
5.2. Principais autores
5.3. Conceito, mudanças e processo de DO
5.4. Instrumentos de ação
5.4.1. As alterações estruturais
5.4.2. As alterações comportamentais
5.5. Críticas
Unidade 6 – Teoria da Contingência
6.1. Origens
6.2. Principais autores
6.3. Idéias centrais e instrumentos de ação
6.4. A escola e a organização
6.5 Críticas
Unidade 7 – As abordagens contemporâneas
7.1. Qualidade
7.2. Reengenharia e Readministração
7.3. Globalização
7.4. Ambiente e Ecologia
7.5. Novos modelos: organizações celulares, virtuais e em rede.

Metodologia:
O conteúdo programático será desenvolvido através de exposições dialogadas, estudos dirigidos, estudo de casos e trabalhos práticos de equipe.




Avaliação:
Serão realizadas duas avaliações formais intermediárias (PR1 e PR2) e um exame final. A critério do professor serão aplicadas avaliações parciais visando acompanhar os ganhos de aprendizagem.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FERREIRA, A. A.; REIS, A. C. F.; PEREIRA, M. I. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias: evolução e tendência da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 1999.
MOTTA, F. C. P. Teoria geral da administração: uma introdução. 22. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BAUER, R. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 1999.
CHIAVENATO, I. Introdução a teoria geral da administração. 6. ed. São Paulo: Campus, 2000.
DRUCKER, P. F. Organização do futuro: como preparar hoje as empresas de amanhã. 2. ed. São Paulo: Futura, 1997.
HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. 9. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
MOTTA, P. R. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.












Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá
Programa de Disciplinas
12/02/2007
19:47:00
Disciplina: ADM0459 - T.G.A II
Matéria:
Carga Horária Total Créditos
3 60 Teórica:
Prática: 0 0
0 0 Campo:
Tipo Curso: 11 - GRADUAÇÃO
Curso: 2 - ADMINISTRAÇÃO
Versão Programa Disciplina: 2 Vigência: 1/7/2006 Até o momento
EMENTA:
Abordagem Comportamentalista. O modelo Burocrático. Abordagem Estruturalista. Teoria Sistêmica. Abordagens e Tópicos
contemporâneos do pensamento administrativo.
OBJETIVOS GERAIS:
1. Identificar as principais abordagens do pensamento administrativo contemporâneo.
2. Relacionar as bases teóricas, propostas de aplicação e críticas do pensamento administrativo contemporâneo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Unidade I - A Abordagem Comportamentalista
1.1. Origens
1.2. Principais autores
1.3. Idéias centrais e instrumentos de ação
1.4. A abordagem comportamentalista e as organizações
1.5. Críticas
Unidade II - O Modelo Burocrático
2.1 - O modelo ideal de Max Weber
2.2 - As disfunções da burocracia segundo Merton
2.3 - A contribuição de Selznck e Gouldner
2.4 - Instrumentos de ação
2.5 - Críticas
Unidade III - A Abordagem Estruturalista
3.1 - Origens
3.2 - Principais autores
3.3 - Idéias centrais e instrumentos de ação
3.4 - A abordagem estruturalista e as organizações
3.5 - Críticas
Unidade IV - Teoria Sistêmica
4.1. Origens
4.2. Principais autores
4.3. Idéias centrais e instrumentos de ação
4.4. A escola e a organização
4.5. Críticas
Unidade V - O desenvolvimento organizacional
5.1. Origens
5.2. Principais autores
5.3. Conceito, mudanças e processo de DO
5.4. Instrumentos de ação
5.4.1. As alterações estruturais
5.4.2. As alterações comportamentais
5.5. Críticas
Unidade VI - Teoria da Contingência
6.1. Origens
6.2. Principais autores
6.3. Idéias centrais e instrumentos de ação
6.4. A escola e a organização
6.5 Críticas
Unidade VII - As abordagens contemporâneas
7.1. Qualidade
7.2. Reengenharia e Readministração
7.3. Globalização
7.4. Ambiente e Ecologia
7.5. Novos modelos: organizações celulares, virtuais e em rede.
Metodologia:
Aulas expositivas dialogadas, estudos dirigidos, estudo de casos e trabalhos práticos de equipe.
Avaliação:
Serão realizadas duas avaliações formais intermediárias (PR1 e PR2) e um exame final. Serão aplicadas
avaliações parciais visando acompanhar os ganhos de aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FERREIRA, A. A.; REIS, A. C. F.; PEREIRA, M. I. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias:
evolução e tendência da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 1999.
MOTTA, F. C. P. Teoria geral da administração: uma introdução. 22. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CARAVANTES, G. Administração: Teorias e Processo. São Paulo: Praison Prentice Hall 2005
BAUER, R. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 1999.
CHIAVENATO, I. Introdução a teoria geral da administração. 6. ed. São Paulo: Campus, 2000.
DRUCKER, P. F. Organização do futuro: como preparar hoje as empresas de amanhã. 2. ed. São Paulo:
Futura, 1997.
HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do
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Programa de Disciplinas
12/02/2007
19:47:00
seu setor e criar os mercados de amanhã. 9. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
MOTTA, P. R. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. 10. ed. Rio de Janeiro: Record,
1999.
00:00:01:250

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