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terça-feira, 10 de março de 2009

Entendendo a Teoria dos Fatores de Herzberg

Para sempre manter a empresa competitiva, é fundamental utilizar recursos motivacionais, com o intuito de melhorar o relacionamento e aumentar a produtividade dos colaboradores. Se estiverem mais motivados, a empresa consequentemente obterá melhores resultados de forma global.Herzberg desenvolveu a Teoria dos Dois Fatores, sendo uma importante teoria que auxilia no entendimento sobre os aspectos motivacionais. Sendo pequeno o número de empresas que conseguem gerir o tema motivação com eficácia. Primeiramente existem grandes dificuldades em entender como devem ser aplicadas as ações motivacionais, e mais importante, saber quais ações devem ser aplicadas para alcançar o resultado desejado.É importante salientar que todos os recursos motivacionais empregados devem estar alinhados com o planejamento estratégico, e os mesmos devem ser concedidos de acordo com as metas alcançadas. Premiar ou motivar sem um lastro (com base no planejamento) traz grandes problemas a longo prazo.Para Herzberg a motivação é dividida em dois fatores, sendo o primeiro de fatores higiênicos e o outro de fatores motivacionais.
O fator higiênico também é conhecido como "extrínseco", segundo Herzberg participam desta categoria os itens relacionados a condição de trabalho como: o relacionamento com os colegas de trabalho, salário, ambiente de trabalho (decoração, etc..).Os itens contidos como extrínsecos não causam motivação, mas caso não ocorram causam insatisfação, exemplo o não pagamento de salário, ou então o salário do colaborador estar abaixo da média do mercado para a função que exerce, etc.. Por isso os fatores higiênicos devem ser atentamente observados.Sendo assim a motivação é gerada então pelos fatores intrínsecos, chamados como fatores motivacionais. Como exemplo de fatores motivacionais: o crescimento na carreira, a responsabilidade, orgulho da profissão, etc.Pode-se observar que o fator motivacional está relacionado ao intimo, ou seja, para gerar motivação é necessário conhecer qual é o desejo do colaborador. Apenas assim será possível focar qual medida cria o melhor resultado.Respeitando os fatores higiênicos e buscando "alimentar" os fatores motivacionais é possível que a empresa consiga melhorar os níveis motivacionais, relacionamento entre os funcionários, produtividade e consequentemente o lucro.

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