Quadros e Painéis para a sua decoração

http://quadropainel.com

Superfofo Pufes e enchimentos

Superfofo Pufes e enchimentos
Clique na logo e visite o site

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Respostas do questionário de Iniciação às ciências sociais do capítulo referente à CULTURA

Questionário de introdução à sociologia
Este questionário encontra-se na apostila de introdução à sociologia e é matéria da prova. Procurei respondê-lo com o objetivo de estudar e auxiliar àqueles que não tiveram tempo de fazê-lo, pois poderão imprimir e levar para a prova já que esta permite consulta.
OBS: As respostas com R em vermelho foram formuladas por mim a partir do meu entendimento pessoal acerca do conteúdo do texto. Já as respostas com R preto foram simplesmente transcritas do texto original portanto 100% confiáveis
Se puderem imprimam e levem para consulta na prova (pode ser útil)
CULTURA
1 – O que é cultura do ponto de vista do senso comum ?
R. É o acúmulo de conhecimento e de saber.

2 – Como definimos cultura do ponto de vista científico ?
R. Segundo Edward B. Tylor (a definição mais aceita) :” É aquele todo complexo que inclui conhecimento, arte, crença, moral,direto costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

3 – O que permitiu ao homem vencer os animais mais capacitados em vários aspectos biológicos ?
R . A capacidade de criar formas e meios de vencer as suas limitações físicas e transmitir tais criações para as outras gerações, criando assim o seu próprio ambiente cultural.

4 – O que são subculturas ?
R. É um seguimento da sociedade que compartilha um padrão de normas, valores e costumes que o diferencia sociedade maior em que está incluída.

5 – O que é Juízo de Valor.
R – É um julgamento dos elentos de outras culturas com base nos princípios da própria cultura de quem o faz.

6 – Como se transmite a cultura, ela pode ser transmitida por herança biológica ?
R. A cultura é transmitida pela herança social, pela socialização,não pode ser transmitida por herança biológica.

7 – Considerando as diversas criações humanas- na arte ;no conhecimento,na tecnologia na religião, nos hábitos e costumes etc- cultura compreende o quê ?
R. A cultura compreende a totalidade das criações humanas sejam materiais ou imateriais.

8 – Animais desenvolvem cultura ? Qualquer que seja a resposta, por quê ?
R- Por compreender a totalidade das criações humanas a cultura é uma característica exclusivamente humana, por isso os animais são incapazes de desenvolver cultura.

9 – Para os animais desenvolverem cultura seria necessário o quê ?
R – A capacidade de criar métodos, invenções e meios que para suprir as suas deficiências a fim de garantir a sua sobrevivência e auxiliá-los na luta pela vida nas mais diversas situações, viver em sociedade e a capacidade de transmitir todas as suas descobertas e criações para as gerações futuras.

10- O que é traço cultural ? Exemplifique.
R: É um elemento simples e unitário que pode distinguir determinada cultura. Ex. A expressão “TCHE” utilizada pelos gaúchos ou “ UAI” pelos caipira, Ou a utilização de um Kilt(saiote) escocês.

11- Um traço cultural pode identificar uma cultura ? Exemplifique.
R. Sim. Um homem utilizando um Kilt, é identificado como membro da cultura escocesa.

12 – Todo traço cultural identifica uma determinada cultura ? Exemplifique.
R.

13- O que é um complexo cultural ? Exemplifique.
R. É a combinação de diversos traços culturais de uma mesma cultura. Ex. Natal (complexo cultural identificador dos povos cristãos)

14- O que são subculturas ? São culturas inferiores ?
R- É um seguimento da sociedade que compartilha um padrão de normas, valores e costumes que diferem da sociedade em que está incluída. Não se trata de culturas inferiores mas de um elemento das sociedades complexas.

15- Pode haver culturas que não formam subculturas ?
R – Não. Todas as culturas apresentam subculturas pois elas surgem da formação de grupos que se identificam por diversos motivos ou condições, tais como, homens e mulheres, homosexuais, pessoas que gostam de uma mesma coisa.

16- O que é um padrão cultural ?
R- É um padrão de comportamento que,supostamente, deve ser seguido por todos os indivíduos de uma determinada cultura e que os identifica, como por exemplo: “a pontualidade britânica”

17- A cultura brasileira é subcultura de que culturas ?
R. A cultura brasileira é uma subcultura da cultura portuguesa,pois desenvolveu-se a partir dela e assimilou diversos traços de outras culturas em especial das culturas indígenas e negras africanas .

18 – Podemos afirmar que o processo de socialização é um processo de assimilação de cultura?
R – Sim

19- Podemos afirmar que a cultura urbana é melhor do que a cultura rural ? qualquer que seja a resposta explique por quê.
R – Não, pois as pessoas do meio rural possuem cultura relativa ao meio rural e suas necessidades e sabem lidar com situações e problemas que a cultura urbana desconhece

20- O que é etnocentrismo ?
R – É a tendência de os indivíduos de uma sociedade considerarem a sua cultura superior as outras culturas.

21 –O juízo de valor é uma atitude etnocêntrica ? Por quê?
R – Sim pois o etnocentrismo é que nos leva a julgar e a condenar práticas próprias de outras culturas diferentes da nossa. Julgamos errado e repugnante ingerir carne de rato que em várias culturas é uma iguaria enquanto comemos carne de porco que é um animal considerado imundo pelos muçulmanos e judeus.

22 – O que são meios formais e meios informais de transmissão de cultura ? Exemplifique.
R – Meios formais são aqueles constituídos especificamente para a transmissão da cultura adquirida para as novas gerações por exemplo: Escolas, faculdades,instituições educacionais. Meios informais são aqueles através dos quais os indivíduos adquirem conhecimento da cultura em que vivem de forma diversificada através dos ensinamentos dos familiares e pelos meios de comunicação em massa como rádio, TV, revistas, jornais, músicas etc.

23- Explique por que afirmamos que a busca por uma identidade cultural é a busca da afirmação de uma diferença e uma semelhança.
R- Porque precisamos,ao buscar uma identidade cultural, encontrar aqueles que são iguais e se identificam conosco, no entanto,se somos iguais somos diferentes dos outros, e precisamos identificar também essas diferenças pois essas fortalecem a identidade própria.

24- Por que é importante a diversidade cultural na afirmação de uma identidade cultural ?
R – Porque o conceito de igualdade só existe dentro da diversidade caso contrário não seria necessário a busca por identidade.

25 – O que é contracultura ?
R – É uma subcultura com a característica de se opor fortemente à maioria dos costumes,normas e valores da sociedade em que está inserida.

26 – Podemos afirmar que uma cultura é superior a outra ?
R – Não. Não existem culturas superiores ou inferiores .

27 – E se afirmarmos que uma cultura é tecnologicamente superior a outra ?
R –

28- Ao afirmarmos que a nossa religião é superior à outra estamos manifestando etnocentrismo? Por quê ?
R- Sim pois só achamos a nossa própria religião”a mais certa” por ela ser parte da nossa cultura, e portanto superior às demais.

11 comentários:

  1. Resposta da questão (12)
    Sim , os traços culturais podem se distinguir de uma determinada cultura, encontrando-se de múltiplas formas a outros traços culturais que em conjunto formam o complexo cultural, pode ser uma expressão lingüística, um objeto, uma vestimenta, um ornamentos de outros elementos simples.Por exemplo: A expressão “uai” que identifica a cultura caipira . É um elemento identificável da cultura.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. pq a cultura não pode ser trasmitida por herança biológica?

    ResponderExcluir
  4. voce tem certeza, que estas respostas estao corretas?

    ResponderExcluir
  5. ESSAS RESPOSTAS SÃO OBJETO DE ESTUDO. ESTE FOI UM QUESTIONÁRIO DE UMA APOSTILA DE SOCIOLOGIA O QUAL EM PARTE PIDE TIRAR INTEGRALMENTE AS RESPOSTAS POR SIMPLES TRANSCRIÇÃO E AS DEMAIS (R EM VERMELHO) FORAM FORMULADAS A PARTIR DO NEU ENTENDIMENTO DA MATÉRIA.
    A SOCIOLOGUIA É UMA MATÉRIA COMPLEXA E MUITAS VEZES OS PROFESSORES DEIXAM DE LADO A IMPARCIALIDADE E ACABAM INCUTINDO CONCEITOS PRÓPRIOS E TENDENCIOSOS, ORIENTADOS PELAS SUAS PRÓPRIA EXPERIÊNCIAS SOCIAIS.
    LEMBRO QUE ESSE BLOG EXISTE PARA ESTUDOS E QUALQUER DESSAS RESPOSTAS PODE SER DEBATIDA, CORRIGIDA E MODIFICADA DESDE EXPRESSE A VERDADE E VENHA A CONTRIBUIR COM O NOSSO APRENDIZADO.

    ResponderExcluir
  6. amei muito boom gostei sm valeu pela ajuga agradecida bjoss t ++

    ResponderExcluir
  7. qual a resposta da questao 27 por favor

    ResponderExcluir
  8. Olá. Gostaria muito que se identificasse. Com relação a sua pergunta" qual a resposta da questão 27" lembro que este é um blog de apoio aos estudantes, e não deve servir como única fonte de consulta. O questionário acima foi aplicado a uma turma de administração e nem todas as questões estão com as respostas, pois foram objeto de discussão e não chegou-se a um consenso.A busca pela resposta da questão certamente acrescentará muito aos seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  10. nossaaa me ajudou muito com esse questionario!! consegui tirar todas minhas duvidas da matéria!! vlw

    ResponderExcluir